Beato Junípero Serra

Beato Junípero Serra
O Beato Junípero Serra é o patrono do Movimento Serra, ele nasceu em 24 de novembro de 1713 em Petra,Ilha de Maiorca, territótio Espanhol, como Miguel José Serra Ferrer. Entrou na Univercidade Franciscana em Palma com 15 anos e entrou na ordem com 17 tomando o nome de Junípero, nome de um dos amigos de São Francisco.Ordenado em 1737 e ensinou filisofia e teologia na Univercidade de Lilian. Em 1749 Serra foi enviado como missionário nos territórios no oeste Americano.Uma picada de mosquito deixou sua perna inchada.Isto e sua asma, fez o simples processo de andar se tornar uma tortura pelo resto de sua vida.Em 1768 ele coodenou todas as missões nas Províncias Mexicanas da baixa e alta Califórnia, missões que os jesuitas foram forçados a abandonar por ordem do Rei Carlso III . Um incansável trabalhador , Serra foi o responsavel pela fundação e a divulgação da Igreja em toda a Costa Oeste dos Estados Unidos . Fundou 21 missões , converteu milhares de nativos americanos e treinou muitos deles nos métodos europeus de agricultura, criação e cruzamento de gado e várias outras técnicas importantes. Foi um dedicado missionário , religioso e austero em todas as áreas de sua vida . Faleceu em 28 de agosto de 1713 de tuberculose , na Missão de São Carlos, Califórnia , USA. Foi enterrado em Carmel, Monterey , Califórnia. Declarado Venerável em 9 de maio de 1985 pelo Papa João Paulo II . Beatificado em 25 de setembro de 1988 pelo mesmo Papa. Sua festa é celebrada nos Estados Unidos no dia 1 de julho , e no resto do mundo no dia 28 de agosto.

JUNÍPERO

MOV.

* POSTAGENS DO SERRA

 BEATO JUNÍPERO SERRA


PALAVRA DO PRESIDENTE INTERNACIONAL
Meu caros companheiros Serras

Shalom!

Para mim, a Páscoa  é uma época de mudança de vida no ano litúrgico da igreja. É o tempo em que tento me retirar das preocupações do mundo para poder ficar mais focado em Deus. Também é o tempo que tento fazer sacrifícios juntando-me a Igreja em unidade, neste momento de sacrifício e penitência, com os sofrimentos de Cristo a fim de me preparar para receber Nosso Senhor ressuscitado na Páscoa.

Desde que meu clube (Serra Clube de Cingapura) começou a implantação do "projeto adoração eucarística quaresmal" em 2007, comecei a apreciar o tempo da Quaresma ainda melhor. O projeto incentivou a todos nós no clube a fazer uma hora de adoração eucarística a cada dia e oferecer um jejum ou abstinência por 40 dias. O primeiro ano foi uma grande luta para mim, porque tive que conciliar trabalho com compromissos da Igreja, tentando reservar tempo para uma hora de adoração eucarística a cada dia. E, claro, ter que fazer viagens de negócios durante o período tornou ainda mais desafiador para mim cumprir as exigências do projeto. No entanto, depois de percorrer sete ciclos do "projeto adoração eucarística quaresmal", devo admitir que verdadeiramente foi um benefício o tempo gasto com nosso Senhor no Santíssimo Sacramento e também perder uns quilos através de jejum durante a Quaresma.

Este ano, espero que vocês se juntem a mim para recitar uma dezena do Santo Rosário diariamente, da quarta feira de cinzas (5 de março) até o Sábado Santo (19 de abril) com a intenção indicada abaixo, bem como para rezar e meditar o Salmo 51 diariamente, participando com as estações da Cruz em nossas respectivas paróquias.

Rezemos para os Serras em todo o mundo, durante este período da Quaresma, se esvaziarem através da oração pessoal, arrependimento, penitência e sacrifícios para que Deus possa nos santificar e nos fazer instrumentos eficazes e fiéis no apostolado Serra de promover as vocações ao sacerdócio, e que continuemos a ter um profundo amor pela Eucaristia e em sermos ardentes promotores de vocações para o sacerdócio.

Nesta edição do Serra Connects, destacamos a entrevistas com várias mulheres líderes proeminentes no Serra, em todo o mundo. Espero que vocês tenham tempo para ler a entrevista de cada uma desses líderes inspiradoras. E, espero que eles continuem a inspirar mais homens e mulheres para servir no apostolado leigo Serra pelas vocações. Espero também que mais mulheres líderes possam se apresentar para servir nos conselhos nacionais do Serra e no Serra International Board of Trustees.

Estamos gratos ao padre Joe Scerbo, S.A. e p. James Presta, Vice reitor do seminário de Mundelein, por suas respectivas contribuições para esta edição do Serra Connects.
Por último, espero que vocês se juntem a mim em oração para o trabalho contínuo da Fundação Internacional do Serra e que o Espírito Santo guie Steven Zabicki, presidente da Fundação e todos os membros, servindo no Conselho da Fundação.
Desejo a todos uma temporada de transformação da vida de Quaresma!
Maria, mãe das vocações, rogai por nós!
Seu sinceramente em Cristo:

                                   Sean Yeo
   Presidente, Editor internacional do Serra, e do Serra Conects

                                         Espíritu Santo



VAMOS EVANGELIZAR COM OBRAS!!!


Dando continuidade às obras no Santuário de N. Senhora de Guadalupe, na Cascata, em Pelotas/RS, a Coordenação, juntamente com Dom Jayme e Pe. Luiz Zanetti, esta solicitando a colaboração/doação dos fiéis devotos para a aquisição de cadeiras com braço para as salas de retiros e formação que estão sendo agora concluídas, conforme o projeto da obra, para melhor servir aos peregrinos nas diferentes atividades do ano.  Cada cadeira custa em torno de R$ 80,o0  reais.

VAMOS PARTICIPAR !
As doações podem ser feitas no Santuário,  no Secretariado Arquidiocesano, rua Sete de Setembro, 145. Centro de Pelotas, ou em depósito bancário:
     No Banrisul. Agencia: 0918. Pelotas/RS.
 CC. 06.859020.0-2: Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.

Desde já somos agradecidos!

Pe. Zanetti









 MAIO MÊS DE MARIA!      



Imbuídos de grande alegria e motivados por sentimentos filiais, os mais nobres e puros que podem haver dentro de nós, estamos no início do mês de maio, que é carinhosamente dedicado Àquela que, depois de Deus, é, com justa razão, a mais amada e venerada por nós cristãos em todos os cantos da terra: Maria Santíssima. E o é, justamente, por ter aceito com seu “Faça-se”, o desígnio de Deus em sua vida, assumindo assim, a humilde e grandiosa missão de ser a Mãe do Salvador. E ainda quando estremecida de dor assistia os últimos momentos de seu Filho Jesus no alto da Cruz, recebeu de coração aberto, a incubência, para alegria nossa, de ser também a nossa Mãe: “Mulher, eis aí o teu Filho!” E a partir daquele momento, quase que instantaneamente, foi apresentada por Jesus como sendo de fato, a nossa Mãe: “Filho, eis aí tua Mãe!”

Eis os motivos que nos fazem iniciar este mês com bastante entusiasmo. É o mês de nossa querida Mãe do Céu. Quem não se contagia diante da Mãe? Vejamos bem: diante de nossa mãe terrena, daquela que nos gerou, não sentimos uma alegria profunda só pelo fato de estarmos na presença dela? De sentirmos o carinho que ela tem por nós? E quando é seu aniversário ou uma ocasião especial, não gostamos de dar um presente, oferecer talvez um simples mimo, para celebrar aquela data? Pois bem, de igual modo, com semelhantes sentimentos, sentimentos de filhos, é que somos chamados a celebrar Maria neste mês. Reconhecendo-a de verdade, como sendo nossa Mãe. Agir assim, não é nenhuma falta nossa. Não estamos deixando Jesus em segundo plano nem nada. E, tampouco, vivendo um cristianismo tendo Maria como centro. Nada disso. Só estamos sendo coerentes em reconhecer aquela que o próprio Jesus deu-nos como Mãe. E se é Mãe, merece sim nossa atenção. O não reconhecê-la, que é uma grande falta: ir em desacordo ao desejo de Nosso Senhor.

Assim, ninguém de nós precisa se sentir órfão neste mundo, sozinho e abandonado, mesmo que já tenha perdido a sua mãe terrena, pois contamos com Nossa Senhora que sempre vela por nós com amor maternal. Nos acompanha, nos protege, nos ampara nos perigos; nos ensina a fazermos a vontade de Deus, a sermos bons seguidores de seu Filho, a construírmos o Reino, etc. Ela nunca nos desampara. Nos momentos mais difíceis de nossa vida, quando as coisas vão mal e nos deparamos com duras tribulações, ela nunca esquece de nós. Pelo contrário, aí que se faz mais presente ainda, com aquela solicitude dócil que só quem é Mãe possui. Aquela candura de nos embalar em seus braços, de nos tomar pelas mãos e de nos acalmar. Tanto é que ela é invocada como sendo o “auxílio dos cristãos”, “o refugio dos pecadores” e a “medianeira de todas as graças”.

Assim, que vivamos este mês com esta alegria: de estarmos no mês de Maria, a Mãe de Jesus e nossa também. Procuremos rezar mais e estar em sintonia com Jesus, por meio dela. Não hesitemos tomar nas mãos o Rosário e meditar assim, os mistérios de nossa fé. Haja visto que esta oração nos oferece “o segredo” para nos abrirmos mais facilmente a um conhecimento profundo e empenhado de Cristo, que poderíamos chamar como sendo o caminho de Maria. Caminho que nos ajuda a procurarmos com ânimo renovado: o fruto bendito de seu ventre”. (Rosarium Virgines Mariae)






Bom mês de Maio a todos!


Seminarista Edson Francisco dos Santos.






VOCAÇÃO MADURA:
Contando com um diminuto número de presbíteros, a Diocese de Bagé, no estado do Rio Grande do Sul, situada na fronteira com o visinho país da República Oriental do Uruguai, recentemente contou com a ordenação de mais sacerdote. Pela peculiaridade desta ordenação, estamos publicando aqui, o histórico do ordenando: Leandro de Jesus Dias Lopes, teve uma ímpar oportunidade de avaliar bem sua vocação ao sacerdócio, antes de tomar a sua decisão de, pela imposição das mãos e oração de seu bispo Dom Gílio Felício. Senão vejamos: nasceu em Lavras do Sul, no dia 04 de março de 1977, onde cursou o ensino fundamental. No ano de 1994 ingressou no Seminário Menor, em Bagé, RS, onde cursou o ensino médio. De 1997 a 1999, residiu na Paróquia de N. S. Aparecida, na cidade de Pelotas, enquanto cursava Filosofia na Universidade Católica-UCPel. No final da Filosofia, após diálogo com seu bispo da épooca, Dom Laurindo Guizzardi (atualmente em Foz do Iguaçu), decidiu fazer uma pausa para melhor refletir sua vocação.


Tendo retornado a sua cidade natal, dedicou-se a várias atividades como: Movimento de alfabetização de adultos, trabalhou na Rádio Comunitária, foi membro de conselhos municipais; ingressou na política, sendo eleito vereador municipal, desempenhando seu mandato de 2001 a 2004, com destacada atuação e reconhecimento público. Foi aprovado em concurso publico para o cargo de funcionário de escola estadual, mantendo-se continuadamente ligado à Igreja e atuante em sua paróquia.


Em 2005, depois de passar por todas estas experiências e convicto de seu verdadeira vocação à vida sacerdotal, retornou ao Seminário são Francisco de Paula de Pelotas para cursar Teologia, no Instituto Paulo VI, vinculado à Universidade Católica. Fez estágio pastoral em Pelotas, na cidade de Pinheiro Machado e na Paróquia de São Judas Tadeu de Bagé.


No final do curso de teologia recebeu o diaconato e finalmente, em 30 de novembro de 2008 foi ordenado presbítero, em sua cidade natal, pelo bispo de Bagé Dom Gílio Felício, com o lema: “Somos simples servos!” (Lc 17,10).


Padre Ledandro é um grande amigo do Movimento Serra, tendo acolhido o apelo do Cs Alcides Dachery, Vice-presidente do Conselho Nacional do Serra do Brasil, de envidar todos os esforço no sentido de fortalecer a Comunidade Serra de Bagé, que tem na presidência o Companheiro Walter Brum.




   Mais um presbítero na Diocese de Pelotas:

                                                                            PADRE HAMILTON


Pela oração e imposição das mãos do bispo Diocesano Dom Jacinto Bergmann, foi ordenado Sacerdote o diácono Hamilton Silva Centeno, na catedral de São Francisco de Paula, na cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul. Esta vocação tem um histórico todo peculiar e particular: Hamilton pertence a uma família tradicional da sociedade pelotense. Teve uma infância e juventude como qualquer católico: foi batizado, recebeu a crisma, primeira eucaristia, participou do Movimento de Emaús e depois teve um período de relativo afastamento da Igreja, por alguns anos. Filho de militar, residiu em várias cidades de diferentes estados, como Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo, regressando a Pelotas, cursou o ensino médio e a faculdade, formando-se Engenheiro Agrônomo e, por vinte e três anos trabalhou nas propriedades rurais da família, no município de Camaquã, neste estado. Por muitos anos, segundo ele próprio diz, esteve afastado da Igreja. Com quase 50 anos de idade, sentiu a necessidade de, depois de passar para várias experiências da vida, voltar-se para a espiritualidade.Com muita oração e leitura das Sagradas Escrituras, sentiu o chamado de Deus para o sacerdócio. No final de 2005, apresentou-se no seminário como candidato às ordens sacras. Foi aceito e começou a formação em 2006, no propedêutico do Seminário São Francisco de Paula de Pelotas. De 2007 até a presente data cursou teologia no Instituto Paulo VI, desta cidade. Para a alegria do Bispo Dom Jacinto Bergman, de Dom Jayme Chemello, bispo Emérito, da sua mãe Gicelda Pesce Silva Centeno, seus parentes e da comunidade em geral, Hamilton, com 54 anos de idade, no dia 06 de agosto deste ano, recebeu o Sacramento da Ordem Presbiteral, vindo a integrar o clero diocesano de Pelotas, onde exercerá o seu ministério Sacerdotal. Padre Hamilton é um grande amigo do Movimento Serra; durante os estudos freqüentava as reuniões e após a ordenação continua, ora presidindo, ora concelebrando as Santas Missas nos encontros mensais da Comunidade Serra de Pelotas.