Beato Junípero Serra

Beato Junípero Serra
O Beato Junípero Serra é o patrono do Movimento Serra, ele nasceu em 24 de novembro de 1713 em Petra,Ilha de Maiorca, territótio Espanhol, como Miguel José Serra Ferrer. Entrou na Univercidade Franciscana em Palma com 15 anos e entrou na ordem com 17 tomando o nome de Junípero, nome de um dos amigos de São Francisco.Ordenado em 1737 e ensinou filisofia e teologia na Univercidade de Lilian. Em 1749 Serra foi enviado como missionário nos territórios no oeste Americano.Uma picada de mosquito deixou sua perna inchada.Isto e sua asma, fez o simples processo de andar se tornar uma tortura pelo resto de sua vida.Em 1768 ele coodenou todas as missões nas Províncias Mexicanas da baixa e alta Califórnia, missões que os jesuitas foram forçados a abandonar por ordem do Rei Carlso III . Um incansável trabalhador , Serra foi o responsavel pela fundação e a divulgação da Igreja em toda a Costa Oeste dos Estados Unidos . Fundou 21 missões , converteu milhares de nativos americanos e treinou muitos deles nos métodos europeus de agricultura, criação e cruzamento de gado e várias outras técnicas importantes. Foi um dedicado missionário , religioso e austero em todas as áreas de sua vida . Faleceu em 28 de agosto de 1713 de tuberculose , na Missão de São Carlos, Califórnia , USA. Foi enterrado em Carmel, Monterey , Califórnia. Declarado Venerável em 9 de maio de 1985 pelo Papa João Paulo II . Beatificado em 25 de setembro de 1988 pelo mesmo Papa. Sua festa é celebrada nos Estados Unidos no dia 1 de julho , e no resto do mundo no dia 28 de agosto.

JUNÍPERO

MOV.

* ATUAÇÃO DO MOVIMENTO SERRA 2012/



ATUAÇÃO SERRA 2012


     OS MEMBROS DO  MOVIMENTO SERRA DE PELOTAS SE REÚNEM SEMPRE NA TERCEIRA QUINTA FEIRA DE CADA MÊS , PARA A CELEBRAÇÃO DA SANTA  MISSA , CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE OS MEMBROS DO MOVIMENTO , SACERDOTES E SEMINARISTAS  , APÓS A CONFRATERNIZAÇÃO DA-SE INÍCIO A REUNIÃO , COM A LEITURA  DA ATA DA REUNIÃO ANTERIOR , APÓS A APROVAÇÃO DA MESMA , PASSAMOS À AGENDA DO SERRA PARA O MÊS . NESTE ANO DE 2012 PARTICIPAMOS E ATUAMOS EM VÁRIAS ATIVIDADES DE NOSSA ARQUIDIOCESE . O SERRA DE PELOTAS TEM COMO HÁBITO PROMOVER ALMOÇOS EM PARCERIA COM O SEMINÁRIO SÃO FRANCISCO DE PAULA, A PASTORAL VOCACIONAL E EM PROL DO PRÓPRIO MOVIMENTO , PARA CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS. PARTICIPAMOS COM MUITA ALEGRIA DE ORDENAÇÕES DIACONAL E PRESBITERAL DE NOSSOS SEMINARISTAS , SEMPRE QUE CONVOCADOS NOS FAZEMOS PRESENTE EM ENCONTROS DE FORMAÇÃO SERRA E PROMOVEMOS ENCONTROS EM NOSSA COMUNIDADE SEMPRE CONTANDO COM A PRESENÇA DOS AMIGOS DE OUTRAS COMUNIDADES SERRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NO MÊS DE OUTUBRO O SERRA PELOTAS PARTICIPOU ATIVAMENTE DA ROMARIA  DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE , PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA , QUE TEM O ÚNICO SANTUÁRIO OFICIAL FORA DO MÉXICO , LOCALIZADO NA CASCATA , DISTRITO DE PELOTAS, NESTA ROMARIA O MOVIMENTO SERRA PELOTAS COLOCOU PRODUTOS RELIGIOSOS À VENDA COM RENDA DIVIDIDA ENTRE O SERRA PELOTAS E O SEMINÁRIO SÃO FRANCISCO DE PAULA , FORAM COLOCADOS TAMBÉM À VENDA OBJETOS COM RENDA EXCLUSIVA PARA A ARQUIDIOCESE DE PELOTAS. ESTAMOS AGORA NOS ORGANIZANDO PARA A ROMARIA À NOSSA SENHORA APARECIDA ONDE ENCONTRAREMOS OS IRMÃOS SERRA DO BRASIL INTEIRO , NOS REUNIREMOS NA CASA DA MÃE PARA ANALISAR  E  ORGANIZAR AS VÁRIAS AÇÕES DO SERRA DO ANO QUE ESTÁ SE ENCERRANDO E PREPARAR AS ATIVIDADES DO PRÓXIMO ANO.
   


                                                                       


BEATO JUNÍPERO SERRA PATRONO DO MOVIMENTO SERRA INTERNACIONAL






                                                                  







NOSSA SENHORA APARECIDA  RAINHA E MÃE DOS VOCACIONADOS 










OS MEMBROS DO MOVIMENTO SERRA DE PELOTAS SE REUNEM NA TERCEIRA QUINTA FEIRA DE CADA MÊS.

AS REUNIÕES SE REALIZAM NO SEMINÁRIO SÃO FRANCISCO DE PAULA , LOCALIZADO NA AV. DOM JOAQUIM .
AS REUNIÕES SÃO CONSTITUIDAS DE , ACOLHIDA DOS MEMBROS E VISITANTES SE HOUVER, CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, CONFRATERNISAÇÃO, COM PARTILHA DE ALIMENTOS ENTRE OS MEMBROS DO SERRA E OS SEMINARISTAS QUE MORAM NO SEMINÁRIO, LOGO APÓS A CONFRATERNISAÇÃO OS SEMINARISTAS VOLTAM AOS SEUS QUARTOS , SUAS ORAÇÕES E ESTUDOS , COMEÇA ENTÃO A LEITURA DA ATA DA REUNIÃO ANTERIOR E SÃO ABORDADOS OS ASSUNTOS ATUAIS. NAS REUNIÕES SÃO DISTRIBUIDAS TAREFAS AOS MEMBROS DO MOVIMENTO , RELACIONADAS À ATIVIDADES DA DIOCESE OU DO SEMINÁRIO, COMO POR EXEMPLO EVENTOS BENEFICENTES PARA ANGAREAR FUNDOS , PARA A PASTORAL VOCACIONAL , PARA O SEMINÁRIO OU PARA AS DESPESAS DO PROPRIO SERRA.

**********************************************************************************************
                                                                                        


A PRIMEIRA RUNIÃO DO MOVIMENTO SERRA PELOTAS NESTE ANO DE 2011 SERÁ NO DIA 17/03 , AS 19:00 NO SEMINÁRIO SÃO FRANCISCO DE PAULA  LOCALISADO NA  AV. D. JOAQUIM N.1458,
*********************************************************************************************








*********************************************************************************************



                                            Membros do Serra de Pelotas em Guaíba

 
No último sábado, dia 26 de março, uma delegação de irmãos e irmãs da Comunidade Serra de Pelotas, liderada pelo presidente Is Alcides Dachery, acompanhado das Is Oraida (coordenadora do Distrito 115), Eni (esposa do presidente), Lilia e Carolina, deslocou-se até a cidade de Guaíba, na grande Porto Alegre, prestigiando a solenidade de posse e transmissão de cargo do novo coordenador do Distrito 103, Is João Ivani Fontoura e da nova diretoria daquela comunidade presidida pela Is Rosane Terezinha Cardoso. O evento aconteceu durante a celebração da Santa Missa com a presença da Comunidade Paroquial de N. S. de Fátima, celebração esta, presidida pelo pároco Pe. Sílvio Guterres Dutra. Além dos membros do Serra de Pelotas, estavam presentes também, representantes das Comunidades de São Leopoldo, Taquara e Porto Alegre. Todos foram convidados a participar da procissão de entrada e a tomar lugar em lugares reservados nos primeiros bancos. Os Is Alcides, Oraida e um representante de São Leopoldo foram responsáveis pelas leituras da Santa Missa. O Is Alcides Dachery, em nome do presidente do Conselho Nacional do Serra do Brasil, Is João Rodini Luiz, fez uso da palavra, tecendo considerações sobre o Movimento Serra, destacando a importância da solenidade daquela posse e felicitando os empossados. Em ato contínuo, o Coordenador do Conselho Regional Sul-III, Is Nelson Varisco, declarou empossado no cargo de coordenador do Distrito 103 o Is João Ivani Cardoso e este declarou empossada no cargo de presidente da Comunidade Serra de Guaíba a Is Rosane Terezinha Cardoso e os demais membros da diretoria. Após a Missa, todos foram convidados a passar ao Salão Paroquial, onde foi servido um jantar. Neste local, fizeram uso da palavra o Pe. Reitor do Seminário Maior de Viamão, o coordenador Regional, o representante do CNSB, o coordenador do Distrito 103, a nova presidente do Serra de Guaíba. A Is Oraida Medeiros, coordenadora do Distrito 115, ao dirigir-se aos presentes, prestou homenagem aos empossados, com a entrega de flores e uma imagem do patrono Beato Junípero Serra. Em todos os presentes, percebeu-se um grande ânimo e disposição de dedicar-se ao trabalho e oração pelos vocacionados.


*********************************************************************************************


COMUNIDADE SERRA DE PELOTAS

REUNIÃO MENSAL DE 14/04/2011

AGENDA:


1 – Santa Missa: Em sufrágio da alma do Pe. Roberto Oliveira da Silva, nosso assistente, quando foi reitor do Seminário.

3 – Confraternização.

4 – Reunião propriamente dita, com expediente e atividades.

5 – Compor a mesa diretora dos trabalhos: Presidente, Secretária, Tesoureiro, Padre e coordenadora distrital.

6 – Palavra da secretária: Leitura das atas e correspondência


- Informes da tesouraria – Is Rubens


7 – Palavra da coordenadora distrital, Is Oraida sobre suas atividades.

8 – Assuntos da presidência:
 a)-Encontro Vocacional SAV, sábado dia 16, no Seminário- Duas pessoas para a cozinha.

b) – Almoço em benefício do Serra: Distribuir os ingressos para o dia 15 de maio.

e) – Dia Mundial de Oração pelas vocações, 15 de maio, com hora santa vocacional na primeira quinta de maio, dia 05, 16:00 horas, no Santuário de Adoração.

F) Província Eclesiástica de Pelotas, Arquidioce, elevação em 13/04/2011.

G) – Renovação assinaturas da revista.

H) – Mensalidades: apelo para que procurem a tesouraria e se por em dia.

9) – Aniversariantes do mês: Nascimento: Osmar (10), Macedo (21) e Alcides (23).

l) – Encerrar com oração pelas vocações do Serra.

MARIA MÃE DE DEUS
***********************************************************************************  

                                        Espíritu Santo


Movimento Serra do Brasil

ATA DA 178ª. REUNIÃO da DE do CNSB



Ata da Centésima Septuagésima Oitava Reunião da Diretoria Executiva do Conselho Nacional Serra do Brasil, realizada no Mosteiro dos Beneditinos, “Casa de Retiros Siloé”, Estrada do Observatório, 138, bairro Mirante das Estrelas, município de Vinhedo, SP, sob a presidência do IS. João Rodini Luiz. Aos 28 (vinte e oito) dias do mês de maio de 2011, com início às 8h30 foi realizada a Reunião da Diretoria Executiva do Conselho Nacional Serra do Brasil, com as presenças consignadas em livro próprio à página 29 (vinte e nove). Após as palavras de acolhida e boas vindas do Presidente, o mesmo solicitou que o Secretário Executivo do CNSB e Diácono Permanente, IS Ulysses Sebben, recitasse as Orações próprias do nosso Movimento, seguindo-se a leitura da Carta de S. Paulo aos Romanos, Cap. 14, com meditação, compartilhada entre todos os presentes. Seguiu-se o cântico “Hino a São José – pelas vocações”, executado ao violão, pelo IS Maurício T G de Castro. Presidente da CSERRA de Potim, SP, acompanhado por todos os presentes. Prosseguindo, foi determinado pelo Presidente Rodini, que este Secretário divulgasse a mensagem gravada especialmente para aquele evento, por Dom Angélico Sândalo Bernardino – Assistente Episcopal do CNSB e a leitura de mensagem do PE. José Oscar Brandão da CSERRA de Aparecida. A Ata da Reunião da DE/CNSB realizada em 28 de janeiro de 2011, em Curitiba, PR, foi aprovada sem ressalvas. Ficou determinado que a próxima reunião da DE será em Aparecida, SP, dia 19 de novembro de 2011. Entre as correspondências e comunicações, foram divulgadas: de Dom Geraldo Lyrio Rocha – Presidente da CNBB, nomeando Dom Angélico Sândalo Bernardino, para ser o Assistente Episcopal do Movimento Serra do Brasil; de José Ginaldo de Jesus, agradecendo patrocínio ao selo lançado pelos Correios e do IS Virgílio Paccola, agradecendo orações pela recuperação da sua saúde. Foram apresentados e distribuídos os Documentos: Nota da CNBB sobre ética e programas de TV,de 17-02-2011 e Mensagem aos fiéis leigos da América Latina e Caribe, de março de 2011, importantes para estudo e conhecimento de todos os membros do Serra do Brasil. O Relatório da Tesouraria, apresentou em 30-04-2011, o SALDO de R$ 38.509,97. Questionado pelos Diretores, sobre o déficit entre as Receitas e Despesas, o IS Ulysses Sebben explicou que o recolhimento das Trimestralidades no início do ano são normalmente menores do que as despesas, vindo a ser supridas à medida do transcorrer do demais meses quando acontecem normalmente as reuniões mensais das Comunidades. Sobre a cobrança das Trimestralidades, ele ainda explicou que muitas vezes os dados referentes aos pagamentos não são bem informados pelos bancos, representando dificuldade de identificação dos depositantes. Os IS Alcides Dachery, Ivo Benedetti, Affonso Iannone e Ney de Sena Andrade, sugeriram que as Contas do CNSB, sejam publicadas em nossos órgãos de comunicação. Sobre a campanha do “Devocionário Vocacional Serra”, hoje com cerca de 30 mil exemplares em estoque, enfatizou-se a necessidade e empenho dos Coordenadores Distritais em sua distribuição pelas Comunidades Serra do Brasil. Passada lista entre os presentes, resultou no pedido de 1.850 exemplares do Devocionário. O IS Raimundo Scarduelli, testemunhou que vem distribuindo junto aos participantes do programa “Momento com Maria”, aquele livrinho de orações. Os eventos: “Jornada Mundial de Orações pelas Vocações”, acontecida no IV Domingo de Páscoa, “Bom Pastor”, foi lembrado que o Movimento Serra do Brasil, distribuiu as Orações, do Papa para a ocasião, sendo comemorado junto pelas CSERRA, nas igrejas, seminários e capelas. O “Dia Mundial de Orações pela Santificação do Clero, que acontecerá dia 01 de julho, também foi amplamente distribuído material, e muitas CSERRA estarão comemorando com Missas, Vigílias, etc. O IS Affonso Iannone falou sobre a ‘peregrinação’ realizada em companhia do IS Ulysses Sebben, por várias Dioceses do Regional SUL I – SP, no decorrer da semana, quando várias Comunidades Serra foram reativadas e outras iniciadas. Foi lembrada a necessidade e importância da ‘Noite dos Convidados’ para a renovação do quadro de membros das CSerra, especialmente as mais ‘envelhecidas’. O IS Ulysses Sebben lembrou o apelo do Papa Bento XVI, feito através do Presidente do Serra Internacional: “Diga os membros do Serra de todo o mundo, que dobrem os joelhos diante da Eucaristia, para pedirem pela Santificação do Clero”. Sobre a 24ª. Romaria Nacional do Movimento Serra do Brasil ao Santuário de Aparecida, SP, os IS Ulysses Sebben e Affonso Iannone, Fernando Barreto e Deusdeth Dias dos Santos, descreveram o contato e acolhida que receberam, pela primeira vez, em vinte e quatro anos de romaria, dos padres redentoristas, no Santuário de Aparecida. Eles estiveram reunidos dia 24 de maio de 2011 com os Padres responsáveis pelas romarias, dirimindo dúvidas e cuidando da organização final do evento, que acontecerá no Domingo, dia 20 de novembro de 2011. As Atividades dos Conselhos Regionais, foi lembrado pelo Presidente Rodini que há necessidade que se organizem estruturalmente, formando diretorias com funções específicas junto aos Coordenadores Distritais. Foi sugerido pelo IS Affonso Iannone, que em novembro, no Sábado, durante a Romaria de Aparecida, SP, seja realizado um encontro de Coordenadores Regionais e Distritais, com início às 10 h e término às12h. Foi apresentada um relação dos Encontros de Aprofundamento Espiritual 2011 e lembrado pelo Presidente Rodini, que todos os Distritos realizem esses Encontros e que informem ao CNSB. A Convenção do Serra Internacional que será realizada no mês de Julho em Israel, contará com uma delegação de aproximadamente 20 brasileiros. A revista “O Serra”, que tem uma tiragem de 1.500 exemplares, do quais cerca de 500 são enviados gratuitamente a todos os bispos do Brasil, com todo empenho e campanha por novas assinaturas, sofreu uma diminuição de 97 assinaturas em 2010. O Presidente Rodini, o IS Ulysses e, o IS Geraldo Ajudarte, foram veementes em solicitar empenho de Coordenadores Distritais, Presidentes de Comunidades, pelo aumento das assinaturas, que só vem se viabilizando devido a minimização de gastos. Foram apresentados novos impressos como o “Terço Vocacional” – cerca de 20.000, bastante colorido e bonito. O IS Edgard Pimentel, falou sobre o trabalho de expansão, que entende, deve ter início com mais estudo, conhecimento, do nosso Movimento para motivar as pessoas. Solicitou permissão a presidência para falar da “Comunidade Vida Nova”, de Curitiba, PR, que trata de consagrados dependentes da doença do alcoolismo. Disse que no Domingo de Páscoa, deste ano estiveram concelebrando 82 padres recuperados e reintegrados no trabalho da Igreja. Por último foi lembrada a necessidade de ser comemorado o ‘Dia do Serrano e do Beato Junípero Serra (28/08). Sem nenhum outro assunto a ser tratado o Presidente agradeceu o empenho e a presença de todos, dando encerrada a Reunião, solicitando do IS Ulysses Sebben a recitação das Orações de encerramento e sua benção Diaconal. Eu, __________ Fernando G. Teixeira Barreto, Secretário do CNSB, lavrei e assino a presente Ata, juntamente com o Presidente, submetendo-a a aprovação. Vinhedo, SP, 28 de maio de 2011, na memória de SANTO IRINEU, BISPO E MÁRTIR.

João Rodini Luiz Fernando G. Teixeira Barreto

Presidente do CNSB Secretário do CNSB




** REGIONAL SUL III- DESTRITO 115**




**FOI REALIZADO NO DOMINGO DIA 03/06/2011 EM PELOTAS



ENCONTRO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE DO DESTRITO 115.


O QUAL COMPARECEU



IRMÃOS DE SÃO JOSE DO NORTE




RIO GRANDE



OS VISITANTES FORAM RECEPCIONADOS COM UM QUENTE CHÁ E CAFÉZINHOE MUITOS QUITUTES DOCES.

AS 8.45- ABERTURA

O ENCONTRO COMEÇOU COM O SEMINARISTA ÉDER FAZENDO A LEITURA DO EVANGELHO DIA




**AS 09h**



* FOI REALZADA UMA PALESTRA COM O PADRE ENÉIAS COM O TEMA


''O MOVIMENTO VOCACIONAL SERRA E O SAV- SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL''.




** AS 10h**

* TEVE A CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA,PRESIDIDA PELO PADRE RÔMULO- REITOR DO SEMINÁRIO SÃO FRACISCO DE PAULA.



**11h-



** INTERVALO**



**11.15-





** PALESTRA: FORMAÇÃO SERRA PELO CNSB- CONSELHO NACIONALSERRA DO BRASIL.PALESTRANTE- ALCIDES ADACHERY

                                                     
** QUEM SE FEZ PRESENTE TAMBEM FOI O PADRE LUIS ZANETTI.**
 


**12.30**



**ALMOÇO**

 

 
 

 


**13.30**




** CAMINHADA VOCACIONAL PELO SEMINÁRIO-

ROSÁRIO VOCACIONAL.



 
 

**14**


PALESTRA -TEMA- ESPIRITUALIDADE- PALESTRANTE PADRE RÔMULO